Projeto 72 Horas

O Projeto 72 Horas compõe-se de um período de residência artística, seminário e exposição - Projeto promovido pelo Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, apoiado pelo Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC/RS) e Atelier Subterrânea.

O Atelier Livre completa em 2011 cinqüenta anos de história. A realização deste projeto pretende contribuir para reflexão deste espaço frente às novas demandas da arte na sociedade porto-alegrense, além de discutir o atual papel do Atelier Livre dentro de um circuito de arte local.



1-Residência

A Residência consiste em um espaço de tempo de 72 horas, período em que 9 artistas permanecerão integralmente dentro dos limites do espaço físico do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, para o convívio, reflexão e criação. A proposta pretende incentivar a discussão e a convivência de artistas de gerações, interesses e práticas variadas, para desta forma, contrapor posições e pontos de vista diferentes em Artes Visuais.  Além da participação dos artistas, a residência também contará com o acompanhamento de Maria Amélia Bulhões, doutora em história, teoria e critica de Arte. 
A atividade ocorrerá  de 8 a 11 de abril, e estará aberta para a visitação do público em geral nos dias 9 e 10 de abril, das 17 horas às 20 horas.  

2 - Exposição e seminário

A exposição e o seminário que sucederão a residência do 72 horas têm por objetivo promover a reflexão sobre as relações entre arte contemporânea em Porto Alegre, o circuito de arte atual, e o Atelier Livre - como tais relações podem se estabelecer, resistir, ou mesmo se contrapor na atualidade.
Os trabalhos e reflexões decorrentes do intensivo período de residência serão expostos e/ou abordados durante este período.

Segue abaixo programação de pautas para o seminário e cronograma do projeto. Local, datas e horários serão informados em breve.
Seminário:

1° encontro:
Projeto 72 HORAS
2° encontro:
O Atelier Livre e o circuito contemporâneo de arte em Porto Alegre.

3° encontro:
O Atelier Livre  50 anos de história e os desafios contemporâneos.




Cronograma:

Residência de 72 horas: de  8 a 11 de abril
Período de visitação do público a residência: 9 e 10 de abril, das 17 horas as 20 horas. 

Seminário : 29 e 30 de junho e 1 de julho de 2011
Exposição: abertura, 16 de junho de 2011




  Coordenadores:
Felipe Caldas